domingo, 1 de janeiro de 2012

Música Ambiente

Saudações!!!Depois de deixar este blog inativo por mais de 1 ano irei retornar abordando a musica ambiente.

Bom o termo Ambiente ja diz muito.

Na década de 70 o compositor/produtor Brian Eno usou este termo para definir a música que teria como função envolver as pessoas no ambiente mas sem chamar a atenção.Alem de muitos criticarem dizendo ser musica de elevador podemos aprofundar mais neste assunto.
Podemos considerar o compositor francês do século XIX Erik Satie o pai da música ambiente.Varias peças que ele compôs tinha como função ser usado em intervalos de concerto ou para criar uma textura ambiente em um evento.
Quando estamos em um ambiente observamos tudo o que compõe a nossa volta como:
>Cores
>Organização
>Iluminação
>Cheiro, etc
Ou seja usamos os nossos sentidos para perceber um lugar.
Hoje em escritórios, salas de espera, elevadores, hospitais, restaurantes e muitos outros ambientes temos a presença de música.Portanto acredito que é muito serio a escolha da mesma para proporcionar um bem estar.Mas como música é vista apenas como um entretenimento é difícil haver uma preocupação ou ate mesmo uma regularização quanto a qualidade da mesma.
Claro que temos festas em que música num volume mais elevado e aceitável mas numa sala de espera seria algo desconfortável.No cinema a música ambiente compõe cenas deixando tudo mais impactante, cinema sem música seria imagens sem emoção.

Acredito que hoje seria muito interessante se os profissionais de todos os setores procurassem aperfeiçoar a música tocada em seus ambientes.Pois o rendimento de funcionários teria um grande impacto com o uso correto da música.
Pessoas comuns também deveriam organizar junto a sua agenda diária qual tipo de música escutar.Com a criação de MP3 player ficou possível carregar milhares de música.

Com determinadas músicas criamos momentos de muita energia ou de total relaxamento.Exercitar o corpo exposto a uma música vibrante cria um ritmo propício a queima de caloria e ganho de massa muscular.O mesmo ocorre quando se escuta música relaxante para momentos calmos e tranquilizantes.
Não significa que devemos estar a todo o momento escutando algum tipo de música mas do mesmo jeito que temos horários para alimentação e outras coisas podemos também aplicar horários para escutar música.Tanto para entretenimento como para composição do ambiente.

Música New age pode ser considerado ambiente também mas existe música mais direcionada a este tema. A New Age em muitas situações tem a tentativa de apenas relaxar o ouvinte.
A música New Age será tratado neste blog pois existe uma confusão muito grande com esse gênero e a música Ambiente.

Sugestões:

Brian Eno (Music for Airports)
Robert Fripp
Erik Satie
The Orb
Enigma



Nenhum comentário:

Postar um comentário